Curiosidades

Os 5 benefícios do vinho para a sua saúde

O vinho é uma bebida aclamada não só pelo sabor, mas também pelos benefícios que traz à saúde, desde que seja consumida com moderação. Os principais estudos sobre o consumo de vinho apontam que os antioxidantes presentes na uva são potencializados durante o processo de fermentação, garantindo ação protetora contra doenças como a diabetes tipo 2 e o colesterol alto.

O primeiro tipo de antioxidante presente na bebida é o polifenol, encontrado naturalmente em frutas. Eles atuam na redução do estresse oxidativo e ajudam a controlar os radicais livres, que são compostos liberados naturalmente pelo organismo e se intensificam ao longo do tempo. Nos seres humanos, estudos comprovam que existem mais de 50 problemas de saúde relacionadas ao estresse oxidativo, entre elas demência, AVC, câncer, diabetes e doenças no estômago.

Outro tipo de antioxidante presente no vinho tinto é o resveratrol, encontrado principalmente nas sementes e na película que envolve as uvas. O composto está relacionado a benefícios para a saúde do coração e a efeitos anti-inflamatórios que podem auxiliar no tratamento de condições de saúde, como cálculos renais.

Veja os benefícios de beber uma taça de vinho tinto por dia:

1 – Melhora a pressão sanguínea e a saúde cardíaca
O efeito calmante do álcool não proporciona apenas a sensação de leveza e tranquilidade, mas também reduz a pressão sanguínea e aumenta os níveis de colesterol bom no sangue. A bebida ajuda a regular a saúde do coração, diminuindo os riscos de ataques cardíacos e de doenças do sistema cardiovascular.

2 – Saúde intestinal
De acordo com um estudo de 2018, os polifenóis presentes no vinho tinto contribuem para a saúde do intestino, já que melhoram a microbiota.

3 – Regulador hormonal
O vinho também funciona como regulador hormonal, atuando na hipófise, glândula responsável pelo funcionamento de outras glândulas do corpo, e nos neurotransmissores, principalmente a serotonina. A bebida melhora o humor e aumenta a sensação de bem-estar, de acordo com o nutrólogo Márcio Bomtempo.

4 – Demência
Outros estudos sugerem que pessoas mais velhas que não bebem vinho tinto tinham maior chance de desenvolver doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson. Em 2018, um estudo demonstrou que os antioxidantes presentes na bebida reduzem inflamações que podem levar à demência.

5 – Tratamento do câncer
O álcool em excesso está relacionado ao desenvolvimento de cânceres no fígado e na boca. No entanto, de acordo com um estudo de 2019, o vinho provocou melhora no estado de saúde de pacientes com câncer de próstata. O resveratrol, por sua vez, já está associado à prevenção da multiplicação de células cancerígenas no corpo.

Entretanto, é importante lembrar que beber excessivamente pode causar arritmia e pressão alta, além de doenças como diabetes, hepatite e cirrose. A quantidade recomendada varia entre 150 e 300 mililitros diários, o que corresponde a uma taça.

Que tal conhecer mais dos rótulos da Bello Vinho? Selecione os melhores vinhos tintos para degustar:

Deixe um comentário