Terroir
- Todos produtos
- País66 produtos
- Produtor66 produtos
- Ambrogio e Giovanni Folonari2 produtos
- Calvet2 produtos
- Cantine Leonardo da Vinci1 produto
- Casa Relvas2 produtos
- Casa Santos Lima3 produtos
- Castillo de Aresan1 produto
- Castillo San Simón3 produtos
- Catena Zapata0 produtos
- Caves Messias2 produtos
- Domaine du Père Guillot2 produtos
- Família Torres1 produto
- Fuego Blanco2 produtos
- Justino's Madeira1 produto
- Los Llanos5 produtos
- Los Toneles4 produtos
- Luccarelli3 produtos
- Miolo11 produtos
- Montes Toscanini2 produtos
- Montresor Heritage2 produtos
- Mosquita Muerta4 produtos
- Nederburg2 produtos
- Susana Balbo Wines1 produto
- Terre Natuzzi2 produtos
- Trinchero Family Estates1 produto
- Valle Secreto3 produtos
- Ventisquero3 produtos
- Viña Punti Ferrer1 produto
- Região21 produtos
- Alentejo – Portugal2 produtos
- Borgonha – França2 produtos
- Califórnia – Estados Unidos0 produtos
- Cape Winelands – África do Sul0 produtos
- Madeira – Portugal1 produto
- Mendoza – Argentina9 produtos
- Piemonte – Itália0 produtos
- Terroir3 produtos
- Toscana – Itália0 produtos
- Vale do Douro – Portugal0 produtos
- Vale dos Vinhedos – Brasil5 produtos
- Sem categoria0 produtos
- Tipo66 produtos
TERROIR
O que é terroir e qual a sua importância na produção do vinho?
O conceito é um pouco complexo, mas é um fator muito importante na produção do vinho. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o significado é: TERROIR = Conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço.
O terroir é formado por alguns componentes, que desempenham papéis fundamentais na elaboração do vinho. O solo e a topografia da região vitivinícola, assim como seu clima são os principais destes elementos, que interagem para determinar o que chamamos de "micro-clima" do vinhedo.
Observar e analisar fatores típicos de cada região, como suas características e qualidade do solo, relevo, altitude e temperatura da região, quantidade e regularidade de luz solar, incidência de chuva, vento e umidade - foi, por séculos, a ocupação dos vitivinicultores. Trabalho esse que servia para determinar a melhor uva para ser cultivada dentro daquele contexto específico e para descobrir qual cepa produziria o vinho de melhor qualidade naquele local.
O terroir é o ambiente natural de uma região produtora de vinhos, englobando todos os seus aspectos - não só os elementos do meio ambiente em si, mas também aqueles relativos à atuação do ser humano na elaboração do produto - e que contribui para dar ao vinho uma especificidade única. Um bom enólogo certamente vai se beneficiar do Terroir, extraindo o melhor produto possível de determinado vinhedo. Ou seja, para se fazer um bom vinho, o produtor deve, antes de tudo, conhecer o terroir da sua região.
O terroir sempre exerce influência nos vinhos. Existem, contudo, regiões em que essa interação é mais marcante, sendo estudada e reconhecida há muitos anos.

Um exemplo clássico é Borgonha, na França. Os vinhos produzidos a partir das uvas ícones da região, a tinta Pinot Noir e a branca Chardonnay - têm características muito diferentes entre si de acordo com o local onde foram elaborados. Assim, analisando especificamente os vinhos da região de Côte d'Or, vemos que os Pinot Noir produzidos em Côte de Nuits (parte norte de Côte d'Or) são excepcionais e encorpados, mas precisam de tempo para evoluir e mostrar todas a variação de aromas e gostos, enquanto que em Côte de Beaune (no sul) se produzem Pinot Noir elegantes e delicados, menos complexos e que precisam de menos tempo para evoluir.
Outro exemplo famoso é Bordeaux, também na França, onde são utilizadas, predominantemente, as uvas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. Um dos rios que corta a região é o Garonne. Em sua margem esquerda, os solos são arenosos com cascalho e, na margem direita, a terra tem composição variada, fazendo com que as castas se adaptem de forma distinta em uma e outra margem. Assim, à esquerda predomina a Merlot, enquanto que à direita, os vinhos têm predominância de Cabernet Sauvignon. Exemplo de vinho da margem esquerda é o ícone Pétrus, rico, potente, complexo e elegante. Da margem direita vem o vigoroso, complexo, harmônico e macio Château Mouton Rothschild.
Dessa forma, mais que uma simples palavra, terroir é um conjunto de fatores que influencia o desempenho do vinhedo, a qualidade da uva colhida e acaba participando da personalidade final do produto, como se fosse uma assinatura de cada região produtora. Não por acaso, o termo não possui tradução em outros idiomas, exprimindo toda a sutileza dessa bebida ao mesmo tempo milenar e atual que é o vinho.
Conheça as principais regiões regiões vinícolas, mundialmente reconhecidas por seu terroir:

Herdade São Miguel Colheita Seleccionada 2020
Herdade São Miguel Reserva 2019
Miolo Cuvée Giuseppe Merlot Cabernet Sauvignon DO 2021
Mosquita Muerta Cordero Con Piel De Lobo Demi Sec
Exibindo todos 3 resultados